Em setembro de 2023, o presidente tentou substituir o Airbus A319-ACJ por uma nova aeronave que seria ‘mais confortável’; com o episódio desta terça-feira (1º), o plano de compra poderá ser revisto
O avião do presidente Lula enfrentou um problema técnico logo após decolar, na tarde desta terça-feira (1º), do aeroporto internacional da Cidade do México rumo ao Brasil. Por conta do problema, a aeronave terá de retornar ao aeroporto. Para isso, o avião está dando voltas no espaço aéreo mexicano para gastar combustível e, assim, poder pousar em segurança.
Após o pouso do avião presidencial, Lula trocará de aeronave e embarcará no avião de apoio rumo a Brasília ainda nesta terça-feira. Informações apuradas pelo repórter Bruno Pinheiro apontam que Lula está acompanhando a primeira-dama Janja da Silva, a ninistra Cida Gonçalves, o ninistro Mauro Vieira e a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS).
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Antes do pouso, a aeronave presidencial deverá voar entre duas horas e meia para o pouso. Em setembro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tentou substituir o Airbus A319-ACJ, o avião presidencial, por uma nova aeronave que seria “mais confortável”. Na época, a Força Aérea Brasileira (FAB) entregou um estudo ao Palácio do Planalto em que a opção mais barata poderia custar quase R$ 400 milhões.
O novo avião teria que atender a algumas exigências do casal presidencial. A FAB encontrou um Airbus A330-200 registrado em nome de uma empresa com sede na Suíça para substituir o avião, comprado em 2004, por US$ 56,7 milhões. O avião atual é um Airbus A-319 com 12 assentos semi-leito e 114 da classe econômica, dividido em três seções e uma área reservada ao presidente com suíte privada.
As principais autoridades viajam na parte frontal do avião, distribuídas em dez poltronas. O avião ainda conta com uma sala de reunião, com poltronas revestidas em couro claro e uma mesa de trabalho. Com o episódio desta terça-feira, durante uma viagem internacional, o plano de compra poderá ser revisto.
*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.