O candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro Alexandre Ramagem (PL) deve contar com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta reta final de campanha das eleições municipais para tentar chegar ao segundo turno do pleito.
A previsão é que Bolsonaro fique de sexta-feira (4) a domingo (6), dia da votação, na cidade do Rio de Janeiro. Durante a semana, o ex-presidente deve passar por outros municípios fluminenses, como Paraty, Angra dos Reis e Duque de Caxias.
A intenção da campanha de Ramagem é que, ao lado de Bolsonaro, ele dê uma arrancada suficiente para passar a um eventual segundo turno contra o atual prefeito da capital fluminense e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PSD).
O apoio de parlamentares a candidatos a vereadores ligados ao grupo de Ramagem no Rio de Janeiro também é visto como importante para ajudar o candidato.
Pesquisa AtlasIntel divulgada nesta segunda-feira (30) apontou que Paes tem 49,0% das intenções de voto na disputa. Ramagem tem 32,1%, e Tarcísio Motta (PSOL), 8,1%. Já a última pesquisa Quaest, também divulgada nesta segunda, mostra que Paes tem 53% das intenções de voto. Na sequência, aparecem Ramagem com 20%, e Motta com 6%.
Ramagem foi diretor-geral da Agência Nacional de Inteligência (Abin) na presidência de Bolsonaro e, na Câmara dos Deputados, enquanto deputado federal, compõe a oposição contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na corrida pela prefeitura do Rio, Eduardo Paes é mais ligado ao atual mandatário.
Dados das pesquisas citadas
Para a pesquisa AtlasIntel foram entrevistados 1.633 eleitores cariocas, entre os dias 24 e 29 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo RJ-00739/2024.
Na pesquisa Quaest, a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 1.140 eleitores da cidade do Rio de Janeiro pela Quaest, presencialmente, entre os dias 27 e 29 de setembro.
A pesquisa, contratada pela TV Globo, foi registrada na Justiça Eleitoral como RJ-00566/2024. O nível de confiança é de 95%.
Quem é Alexandre Ramagem, candidato a prefeito do Rio de Janeiro